Penso que você que lê este artigo e trabalha com vendas corporativas de alta performance vai concordar comigo que nunca vivemos tempos tão desafiadores como agora, não é mesmo?

Temos de um lado clientes cada vez mais exigentes, bem informados, sofisticados, frios em seus processos de compra e repletos de boas opções de produtos, serviços e soluções à sua frente. De outro, temos concorrentes cada vez mais agressivos e que muitas vezes “topam” entrar na tão famigerada e perigosa “guerra de preços” que ao final do dia só atrapalha no tão vital processo de criação de empresas e negócios mais saudáveis, sustentáveis e com boas margens de rentabilidade.

Se você se identificou com o rápido cenário acima descrito, este provocante artigo é para você!

No mundo das vendas consultivas de alta performance, que não por acaso é um curso que tem impactado as vendas de muita gente no Instituto VendaMais, um dos elementos mais essenciais dos profissionais de grande destaque é exatamente a sua capacidade singular de desafiar o “status quo” dos seus clientes e potenciais clientes.

“Status quo”, de forma bastante resumida e simplificada, pode ser aqui traduzido por “zona de conforto”. Sim, muitos clientes e prospects não têm se movido dos lugares onde estão e poucos têm se arriscado mesmo diante de um mercado com mudanças tão acentuadas e aceleradas.

E este “conformismo” com a situação atual em que se encontram em muito se justifica pelo fato de se sentirem bastante confortáveis com os produtos, serviços e soluções que consomem em suas empresas e que a seus olhos “são satisfatórios e adequados” às demandas e necessidades de suas empresas. Conformismo também que se explica pela (me desculpem pela sinceridade) incompetência dos profissionais de vendas.

Pesquisas comprovam que apenas 10% dos vendedores B2B (entre empresas) conseguem comunicar a proposta de valor de suas empresas, o que faz com que 9 em cada 10 conversas que os clientes e prospects tenham conosco não tenham sequer gerado neles um interesse maior em entender melhor o posicionamentos, atributos, características e benefícios das nossas soluções.

E o que ainda pior, muitas empresas e executivos não têm se movido com a velocidade que o mercado exige por não terem encontrado à sua frente profissionais de vendas que os tenham provocado e gerado neles o tão essencial desconforto que os faça pensar sobre necessidades e desafios ainda não considerados.

Como é que é Zé?

Necessidades e desafios ainda não considerados! Sim, é isso mesmo.

Para gerar desconforto, os profissionais de vendas de alta performance precisam ter a capacidade singular de entender profundamente o negócio dos seus clientes e públicos alvo para enxergar oportunidades de vendas que estejam de fato alinhadas às necessidades e desafios que sequer foram ainda identificados pelos clientes e prospects.

A partir da detecção destas necessidades e desafios ainda não considerados pelos próprios clientes, é chegada a hora de compartilhar com eles insights e informações preciosas e relevantes que os façam entender que os produtos, serviços e soluções que temos em nossos respectivos portfólios se encaixam perfeitamente neste cenário e o que provocará neles o desejo de nos ouvirem com maior atenção e consideração à proposta de valor das nossas empresas.

Processos complexos sim, mas perfeitamente possíveis!!

Vender mais e melhor no cada vez mais complexo mundo das vendas consultivas de alta performance será tarefa cada vez mais árdua e somente possível aos profissionais incrivelmente bem preparados.

Se você quer fazer parte deste seleto grupo busque se aprofundar mais sobre as melhores e mais comprovadas técnicas de vendas específicas para vendas de alta complexidade. Surpreenda-se com o Curso de Vendas Consultivas de Alta Performance que foi criado por mim e pelo meu amigo e parceiro Raul Candeloro com um propósito absolutamente claro: ajudar e servir profissionais de vendas consultivas a se tornarem campeões de vendas!

Estamos certos que este fascinante Curso vai minimamente te incomodar bastante e te dar condições muito melhores de provocar e desafiar o “status quo” dos seus clientes!

Nos vemos no VCAP!!

Abraços!

José Ricardo Noronha
Vendedor, Palestrante, Professor e Consultor
Site: www.paixaoporvendas.com.br
Universidade das Vendas: www.universidadedasvendas.com.br
Blog: www.josericardonoronha.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/in/josericardonoronha
Facebook: www.facebook.com/josericardonoronha
(11) 3434.6488 / 98338.5300

Palestras e Cursos Memoráveis:
www.paixaoporvendas.com.br

Comentários

Pin It on Pinterest