Uma das coisas que tenho notado ao fazer workshops é que as pessoas não entendem bem é a relação de causa e efeito que as coisas têm na sua vida. Principalmente em relação a dinheiro. Por isso sempre recomendo nas palestras que as pessoas leiam Os Segredos da Mente Milionária, do Harv T. Eker (Editora Sextante).

Por exemplo, é comum ouvir alguém falar que seu problema é falta de dinheiro.
Falta de dinheiro não é problema. É sintoma. A imensa maioria das coisas que temos (ou não temos) na nossa vida é por causa de escolhas que fizemos.
Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, pobreza é resultado, saúde e doenças são resultados, seu peso é resultado.

Falando especificamente em relação a dinheiro, a maior parte das pessoas também tem uma relação conflituosa com ele, como se fosse pecado ser rico, ou ganhar bem. A verdade é que seu sucesso financeiro está muito mais ligado ao seu modelo mental de dinheiro do que a habilidades ou conhecimentos.
Robert Allen escreveu algo muito interessante sobre isso: “Nenhum pensamento mora de graça na sua cabeça. Todos eles são investimentos ou custos. Ou levam você em direção à felicidade e sucesso ou o afastam dessas coisas. Não existe  pensamento neutro. Todo pensamento fortalece ou enfraquece”.

Todo mundo tem um “termostato mental”, que faz com que seu rendimento seja, na média, exatamente igual ao seu modelo mental. De acordo com Eker, isso só muda se você se reprogramar. Isso explica, por exemplo, porque algumas pessoas trabalham até um ponto – e depois param. Ou porque algumas pessoas ficam satisfeitas com uma determinada remuneração mensal, ou um certo nível de sucesso.

O que faz surgir a grande pergunta: você acha que essas pessoas foram programadas para o sucesso, para a mediocridade ou para o fracasso?

 

Para o fracasso claramente não é, pois até tem resultados razoáveis (profissionais com programação para o fracasso não duram muito numa empresa). Mas para o sucesso também não, ou teriam resultados BEM melhores.
Sobra então a alternativa do meio: a imensa maioria das pessoas foi doutrinada e programada para a mediocridade.

Uma das grandes lições do livro Segredos da Mente Milionária: “Pare de reclamar, tanto da boca para fora quanto da boca para dentro, e pare de culpar os outros”. Os resultados da sua vida são sua responsabilidade. Todo mundo é um imã – você é um imã de que?

 

PAP – Princípios da Alta Performance

Comentários

Pin It on Pinterest